Criar uma Loja Virtual Grátis

como se dar bem com meu professor

como se dar bem com meu professor

 

Capítulo 20

Como posso me dar bem com meu professor?

Nome do seu professor favorito: ․․․․․

Por que você gosta desse professor? ․․․․․

Nome do professor com quem você tem mais dificuldade de se dar bem: ․․․․․

VOCÊ pode escolher seus amigos, mas nem sempre pode escolher seus professores. Talvez você goste de todos eles. David, de 18 anos, diz: “Nunca tive problema com nenhum dos meus professores. Eu os respeitava, e eles gostavam de mim.”

Por outro lado, pode ser que você se identifique com Sarah, de 11 anos, que diz sobre sua professora: “Ela é muito chata. E não consigo entendê-la. Ou ela não explica bem uma matéria ou explica demais.” Para você se dar bem com seu professor, primeiro precisa identificar o problema que você acha que existe. Depois de identificar o desafio, será mais fácil vencê-lo. Ponha um ✔ nos problemas abaixo que se aplicam ao seu caso, ou acrescente outro.

□ Acho difícil entender meu professor

□ Acho que mereço notas mais altas

□ Acho que meu professor tem seus alunos preferidos

□ Acho que levo mais bronca do que mereço

□ Acho que estou sendo discriminado

□ Outro ․․․․․

O que pode ajudá-lo a lidar com a situação? O primeiro passo é aplicar o seguinte conselho dado pelo apóstolo Pedro: “Sede todos da mesma mentalidade, compartilhando os sentimentos.” (1 Pedro 3:8) O que poderia ajudá-lo a ‘compartilhar os sentimentos’, ou seja, colocar-se no lugar de um professor “chato”? Considere algumas coisas a respeito dos professores.

Os professores também erram. Eles têm suas manias, seus problemas e até mesmo seus preconceitos. “Se alguém não tropeçar em palavra”, escreveu o discípulo Tiago, “este é homem perfeito, capaz de refrear também todo o seu corpo”. (Tiago 3:2) Bianca, de 19 anos, diz: “Minha professora de Matemática não tinha muita paciência e sempre gritava com a gente. Por isso achávamos difícil respeitá-la.” Por que a professora dela agia assim? “A classe fazia muita bagunça”, diz Bianca, “e os alunos se comportavam mal só para deixar a professora ainda mais irritada”.

Com certeza, você gosta quando um professor não dá muita importância aos seus erros e defeitos, especialmente se você estiver muito estressado. Será que você pode agir da mesma maneira com seu professor? Escreva algo que aconteceu recentemente na sala de aula e o que você acha que provocou essa reação do professor.

․․․․․

Os professores têm seus alunos preferidos. Pense nos desafios que os seus professores enfrentam: Quantos alunos da sua classe querem estar lá? Quantos dos que realmente querem estar lá estão dispostos a se concentrar em um assunto por meia hora ou mais e conseguem fazer isso? Quantos alunos gostam de descarregar suas frustrações e agressividade nos professores? Agora imagine que você tenha de ensinar a 20, 30 ou até mais dos seus colegas uma matéria que a maioria não quer estudar. Não daria mais atenção aos que parecem mais interessados?

Talvez você se irrite quando vê alguém demonstrando claramente preferência por outra pessoa. Natasha fala sobre um de seus professores: “Ele marcava uma data para entregarmos os trabalhos, mas sempre abria exceções para os que jogavam no time de futebol da escola — e para mais ninguém. Não era à toa, ele era o auxiliar técnico do time!” Se algo parecido está acontecendo com você, pergunte-se: ‘Será que essa situação está prejudicando o ensino que estou recebendo?’ Se não estiver, por que ficar aborrecido ou com ciúme?

Escreva abaixo o que pode fazer para deixar mais claro ao seu professor que você está interessado no que ele está ensinando.

 ․․․․․

Os professores interpretam mal os alunos. Às vezes, choques de personalidade ou mal-entendidos fazem com que seu professor fique contra você. Fazer perguntas pode ser encarado como rebeldia, e um pouco de senso de humor como desrespeito ou criancice.

O que você pode fazer se for mal interpretado? A Bíblia diz: “Não retribuais a ninguém mal por mal. . . . Se possível, no que depender de vós, sede pacíficos para com todos os homens.” (Romanos 12:17, 18) Assim, tente não contrariar seu professor. Evite discutir com ele. Não dê motivos para ele se queixar de você. Tente ser amigável. ‘Amigável? Com ele?’, talvez você se pergunte. Sim, demonstre boas maneiras por cumprimentá-lo respeitosamente na sala de aula. Se você for sempre educado — até mesmo sorrindo de vez em quando —, poderá mudar a opinião que ele tem a seu respeito. — Romanos 12:20, 21.

Um jovem chamado Ken, por exemplo, muitas vezes era mal interpretado pelos professores. “Sou muito tímido”, diz ele, “e nunca conversava com meus professores”. Como ele resolveu isso? “Percebi que a maioria dos professores queria me ajudar. Então decidi conhecer todos eles pessoalmente. Depois disso, minhas notas melhoraram muito.”

É verdade que ter boas maneiras e conversar nem sempre farão com que você conquiste a amizade do seu professor. Mas tenha paciência. O Rei Salomão escreveu: “Com paciência pode-se convencer um chefe [ou professor]; as palavras suaves quebram a resistência.” (Provérbios 25:15, Sociedade Bíblica Portuguesa) Quando for tratado injustamente, não fique irritado, fale de modo calmo. Talvez seu professor reavalie a opinião que tem a seu respeito. — Provérbios 15:1.

Se seu professor o interpreta mal ou o trata de modo injusto, qual é a sua primeira reação?

․․․․․

Que reação seria melhor?

․․․․․

Como resolver problemas específicos

Entender as limitações do seu professor é apenas o começo. O que você pode fazer para resolver um problema específico? Por exemplo, como você poderia lidar com as situações a seguir?

Mereço uma nota melhor. “Eu sempre tirava notas altas”, diz Karina. “Mas num ano meu professor de Ciências me deu uma nota muito baixa. Eu merecia uma nota melhor. Meus pais conversaram com o diretor, mas ele aumentou só um pouco a minha nota. Eu continuei muito brava.” Se você passa por um problema parecido, não lance uma série de acusações contra o seu professor. Em vez disso, aprenda de Natã, um personagem bíblico. Ele recebeu a difícil tarefa de expor um sério erro do Rei Davi. Natã não entrou no palácio gritando e acusando o rei, mas conversou com Davi com jeito. — 2 Samuel 12:1-7.

Da mesma maneira, você pode conversar com seu professor de modo calmo e humilde. Se você fizer escândalo ou acusar seu professor de incompetente ou coisa pior, dificilmente ganhará sua amizade. Tente agir de modo mais adulto. Primeiro peça ao seu professor para ajudá-lo a entender seu sistema de notas. “Escute antes de responder”, escreveu Salomão. “Se não fizer isso, estará agindo como tolo e ofenderá outros.” (Provérbios 18:13, Today’s English Version) Depois que tiver escutado, talvez você possa mencionar o que acha que passou despercebido do professor. Mesmo que a sua nota não mude, provavelmente ele ficará impressionado com a sua atitude madura.

Acho que meu professor está me discriminando. Veja o que aconteceu com Rachel. Ela sempre recebia notas altas. Quando ela foi para o sétimo ano, as coisas mudaram. “Meu professor fez tudo o que pôde para que eu fosse mal na matéria dele”, diz Rachel. Qual era o problema? O professor deixou claro para Rachel e sua mãe que não gostava da religião delas.

O que aconteceu? Rachel conta: “Toda vez que ficava evidente que ele tinha deixado seu preconceito influenciar a minha nota, eu e minha mãe íamos conversar com ele. Com o tempo, ele parou de pegar no meu pé.” Se você está passando por algo parecido, fale com seus pais sobre isso. Com certeza eles vão querer falar com o professor e talvez com a diretoria da escola, para encontrar uma solução.